http://lapisazulis.blogspot.com/2011/09/aqui-dentro-animacao-em-processo.html

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Desenho

Bem, começo por apresentar aqui alguns desenhos feitos a carvão e a caneta. Muito do trabalho que eu faço é experimental ou de certa forma abstracto pois tento sempre descobrir novas soluções e modos de expressão. O auto-retrato aqui exposto foi feito ao espelho na casa de banho e gostei bastante deste pois fi-lo em +/- 10 minutos e apesar de estar caricaturado, consigo encontrar-me nele de alguma forma.
Acho o desenho a carvão bastante importante. Acompanhou-me já desde a altura em que comecei a dar forma aos meus desenhos usando sombras. Ter uma boa noção da maneira como a luz se aplica nos vários tipos de matéria e objectos e vital para conseguir aplicar as sombras de modo a que a representação do que queremos fique verosímil.

Mesmo apesar de os elementos desenhados não ficarem absolutamente idênticos à realidade, quem pratica bastante o desenho dos vários tons que as sombras têm, ganha um conhecimento admirável que o irá acompanhar sempre, pois é pelas sombras é que damos forma ao que desenhamos.


O lápis é um bom meio para começar explorar as sombras pois pode ser usado das mais diversas maneiras, seja com traço ou mancha. Um exemplo da primazia do desenho a lápis é Maurits Cornelis Escher, o grande mago da perspectiva do século XX.

Em breve apresentarei mais, até lá e obrigado pela visita.







Nenhum comentário: