http://lapisazulis.blogspot.com/2011/09/aqui-dentro-animacao-em-processo.html

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Esferas do Tempo

Hoje mostro a animação digital experimental que fiz para a avaliação da disciplina Desenho Digital da minha faculdade. Como podem ver em Esferas do Tempo  (Spheres of Time), nesta pequena animação existiam três esferas (uma esfera girando dentro de outra, que por sua vez gira dentro de uma maior. A ideia (talvez) seria a de representar o passado, o presente e o futuro, tal como os três tipos de manifestação de energia - fixo, cardinal, e mutável respectivamente (termos da astrologia).

Cada esfera tem uma bifurcação a 45º que quando alinhada com as outras permite ver o que está dentro da esfera- uma brilhante luz. Este acontecimento é uma metáfora para o despertar da consciência espiritual latente em nós, quando compreendemos que tanto o passado, o presente e o futuro são tudo ilusões que não nos permitem ver para além das nossas percepções físicas e alcançar o real - a eternidade, a brilhante luz que sempre existiu e sempre existirá.

Quando esta luz aparece surge uma figura informe que representa uma desfragmentação das nossas formas corpóreas que no fim da animação transformam-se em algo diferente. Apesar de esta parte não ter sido tão bem conseguida no processo de trabalho (pois era suposto ser animada) o ser azulado e informe que aparece no fim marca o início de um novo estado de consciência, já não tão fogoso e cru, mas mais sereno e criador da sua própria realidade (representado pela espiral).

As linhas em volta da esfera enfatizavam as ilusões do tempo e da forma.
Resumidamente é uma animação experimental que fala acerca da verdade que se esconde na forma sem forma e no tempo ausente.

Aqui mostro o concept art da animação e alguns esboços que se ligam à mesma ideia



Nenhum comentário: